Verdes e S&D reclamam mais ação climática e ideias reformistas da Comissão Europeia

Os Verdes no Parlamento Europeu (PE) querem da presidente da Comissão Europeia mais ações para proteger as pessoas das alterações climáticas, enquanto os Sociais & Democratas (S&D) querem “claros compromissos” reformistas no debate do Estado da União.

Green Savers com Lusa

Os Verdes no Parlamento Europeu (PE) querem da presidente da Comissão Europeia mais ações para proteger as pessoas das alterações climáticas, enquanto os Sociais & Democratas (S&D) querem “claros compromissos” reformistas no debate do Estado da União.

Em comunicado, o grupo político dos Verdes considerou que “depois de cheias, incêndios e alterações climáticas” que estão a dificultar a vida da população em vários países da União Europeia (UE) e, em algumas circunstâncias, acabaram por destruí-las, o seu apelo à líder do executivo comunitário, Ursula von der Leyen, que profere na próxima quarta-feira o discurso sobre o Estado da União, no PE em Estrasburgo, é essencial.

“É essencial que a Comissão trabalhe para proteger as pessoas, o clima e a natureza contra os efeitos drásticos do aquecimento global. A Comissão tem de continuar no caminho do Pacto Verde e fazer da ação climática o coração de todo o seu trabalho no próximo ano, em particular face a ataques da direita e da extrema-direita”, acrescentaram.

Os Verdes apoiam o trabalho da UE no apoio à Ucrânia, um ano e meio depois do início da invasão russa em larga escala que resultou na ocupação de uma grande porção do território ucraniano.

Já o S&D referiu, também em comunicado, que aguarda por “um compromisso claro” de Ursula von der Leyen com os desígnios reformistas da UE que estão pendentes e que poderão ficar pelo caminho até ao final do mandato da antiga ministra da Defesa da Alemanha.

“A UE tem de acabar a legislação para a transição ‘verde’ (…), mas também fortalecer os pilares sociais para ajudar os cidadãos a enfrentarem o aumento do custo de vida; assegurar a igualdade de género; colocar em marcha a capacidade orçamental permanente da UE”, completou o presidente do S&D, Iratxe García Pérez.

Por sua vez, os Reformistas e Conservadores Europeus consideraram, em comunicado, que os valores europeus e a liberdade “estão sob ataque” a nível militar e político-económico e, por isso, querem ouvir da presidente da Comissão “mais ações” para coartar as movimentações russas e impedi-la de encontrar financiamento para continuar a guerra na Ucrânia.

Em oposição à posição dos Verdes, os reformistas insurgiram-se contra uma “abordagem dogmática” do Pacto Verde que tenha implicações na competitividade da UE.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.