Waste House: a primeira casa britânica feita de lixo com emissões negativas de CO2 (com FOTOS)



Os aterros vão-se enchendo cada vez mais rápido com milhões de toneladas de lixo todos os anos. Mas se fosse possível transformar esse lixo em material de construção? A Waste House, no Reino Unido, é o exemplo vivo desta capacidade transformadora. É a primeira casa permanente construída quase na totalidade a partir de lixo.

O projecto foi concebido pelo atelier BBM, em Sussex, como parte de um projecto de investigação vivo e de um workshop de design de desenvolvimento sustentável na Universidade de Brighton. A Waste House, que tem um impacto negativo ao nível das emissões de dióxido de carbono, foi construída para provar que “não existe lixo, apenas coisas nos locais errados”, refere o Inhabitat.

Localizada no campus da Universidade de Brighton, a casa foi ainda construída com a ajuda dos estudantes daquela instituição de ensino. O edifício foi construído com 85% de lixo, recolhido de locais de construção da região. Os materiais incluem plástico de lâminas de barbear, jeans usados, cassetes de vídeo e 20.000 escovas de dentes. A maior parte do lixo foi inserido nas paredes para isolar e vários tipos de lixo vão ser monitorizados com sensores para se estudar a sua eficiência isolante.

Cerca de 2.000 carpetes à prova de água recicladas revestem a fachada exterior, enquanto banners velhos de vinil são utilizados como camadas de controlo interno para o vapor. Além do lixo, foi também utilizado material orgânico na casa. Para melhorar a eficiência energética e a condutividade térmica, foram construídas paredes de terra socada de resíduos de cal e argila.

Actualmente, a Waste House – cuja construção demorou aproximadamente um ano e foi inaugurada em Abril deste ano – serve de unidade de investigação para os estudantes do mestrado de Design Sustentável da Universidade de Brighton.

[nggallery id=808 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...