“Proteção Dinâmica da Floresta” é o tema do próximo Fórum de Sustentabilidade da Navigator



O Fórum de Sustentabilidade da The Navigator Company realiza-se já no próximo dia 19 de outubro em formato híbrido, com presença no Teatro-Cine de Torres Vedras e com transmissão online através do website. A iniciativa visa promover o diálogo e a cooperação entre a empresa e os seus principais stakeholders, acerca dos temas relevantes de sustentabilidade.

A 12ª sessão do evento dedica-se ao tema “Proteção Dinâmica da Floresta”, onde os oradores irão abordar os benefícios da conciliação de diferentes usos do solo, com enfase na importância da gestão equilibrada dos espaços florestais e agrícolas para o desenvolvimento da comunidade e para benefício da natureza. Por outro lado, será estimulado um debate participado e construtivo sobre o papel das várias entidades, públicas e privadas, na gestão responsável do território e da paisagem, bem como na geração de bem-estar e desenvolvimento para as comunidades.

A abertura do Fórum de Sustentabilidade contará com a presença de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, e de Laura Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras. Marc Palahí, Diretor do European Forest Institute, será o key note speaker do evento, com uma intervenção sobre o papel transformacional que as florestas podem desempenhar no combate às alterações climáticas e no desenvolvimento de uma bioeconomia circular.

Seguem-se as mesas redondas “Boas Práticas de Gestão Integrada da Paisagem” e “Valor Económico como Pilar da Proteção da Floresta”, e ainda a um painel acerca da “Gestão da Paisagem”, com a apresentação de Henrique Pereira dos Santos, Técnico do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A sessão será encerrada por António Redondo, CEO da The Navigator Company e Presidente do Fórum de Sustentabilidade.

Esta edição integra um novo ciclo iniciado em 2020, em que foi adotado um modelo regional potenciador de uma maior proximidade da Companhia às comunidades locais (envolvente industrial e florestal da Navigator). A sessão em Torres Vedras enquadra-se na interligação existente entre a Companhia e a autarquia, nomeadamente no domínio da defesa da floresta contra incêndios e na gestão da área da Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

Na gestão responsável do seu negócio, a The Navigator Company concilia a vertente económica com o seu equilíbrio nas esferas social e ambiental. A floresta é um dos pilares mais importantes para a Sustentabilidade do negócio da Empresa e, por isso, a sua gestão sustentável é combinada com programas de melhoria da eficiência energética ou transição para tecnologias que utilizam energia de fontes renováveis.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...