Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto instala sensores para rega mais eficiente



O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP) anunciou a instalação de um novo sistema que contribui para melhores práticas na viticultura, associadas ao uso racional da água. Trata-se de um projeto de implementação de sensores para a medição dos valores de humidade e temperatura atmosféricas, que monitoriza o clima e torna a rega mais eficiente.

Georreferenciados e estrategicamente colocados por toda a região, os sensores instalados pelo norteiam-se pelo conceito Internet of Things e “operacionalizam um serviço de dados geográficos, incorporando e disponibilizando informação periódica de temperatura e humidade, obtidas em tempo real”, explica Gilberto Igrejas, presidente da instituição. Os elementos informativos obtidos serão essenciais para regular as atividades de rega e apoio a tratamentos de viticultura dentro do perímetro da região demarcada”.

Numa época em que todo o país se debate com um cenário de seca, inclusive a Região Demarcada do Douro, esta medida fez todo o sentido para o IVDP. Apesar da região apresentar algumas características, em termos geomorfológicos e orografia, que podem ajudar a minorar os efeitos das alterações climáticas, é também verdade que os solos xistosos onde estão plantadas as vinhas têm pouca capacidade de retenção de água. O que estamos a fazer é antecipar a resposta a um problema que se pode colocar a médio prazo, uma vez que secas severas representam um perigo para os ciclos vegetativos posteriores”, diz o responsável.

Outra medida já tomada pelo IVDP, no âmbito do projeto Hackathon Douro & Porto 2021, uma iniciativa de natureza técnico-científica, foi a implementação de um método que veio permitir explorar as correlações entre os potenciais hídricos e diversos tipos de dados edafoclimáticos, que possibilita prever o potencial hídrico em determinada exploração.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...