Leão entre as espécies ameaçadas pela extinção



O leão é uma das 23.000 espécies que estão em risco de desaparecer do globo, de acordo com a lista vermelha actualizada das espécies ameaçadas. A lista é publicada, regularmente, pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza).

O animal, considerado o rei da selva, continua vulnerável. Segundo a IUCN, subpopulação de leões do oeste africano sofre da caça excessiva e ilegal e da falta de presas. “O nosso mundo natural está cada vez mais vulnerável”, avisou a agência pela biodiversidade.

Segundo o relatório da IUCN, a população de leões do leste africano está também em “rápido declínio”, sobretudo devido à caça ilegal para alimentar os mercados africano e asiático, que vê nos ossos deste animal uma matéria-prima importante para a medicina tradicional.

O leste africano, recorde-se, tem sido um dos locais mais importantes para a conservação de leões em termos globais, uma situação que poderá estar agora em causa.

Já em Outubro, o Governo norte-americano tinha proposto que o leão africano fosse considerado um animal em perigo de extinção, depois de um estudo mostrar que o animal poderá desaparecer num futuro não muito longínquo. A proposta foi feita pela agência U.S. Fish and Wildlife Servive.

Foto: Paul Stevenson / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...