Aos 125 anos, Carnegie Hall recebe certificação LEED Prata



O Carnegie Hall, icónica sala de espectáculos de Nova Iorque, acaba de obter a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) Prata do US Green Building Council, tornando-se num dos edifícios mais antigos do mundo – 125 anos – a obter esta distinção.

Esta conquista começou a ser trabalhada no Outono de 2014 com o projecto Studio Towers Renovation Project (STRP), uma renovação das infra-estruturas de duas torres que tinham sido acrescentadas no topo da famosa sala de concertos no final do século XIX.

Esta renovação abrangente tinha como foco central acrescentar o Resnick Education Wing, uma nova ala de 5.575 m2 localizada nos pisos superiores do edifício, assim como a renovação das áreas de bastidores do Hall.

Além de ser extremamente importante para o Hall, o projecto acabou por ser uma oportunidade para realçar a importância do design sustentável e o seu impacto positivo para a cidade de Nova Iorque, tornando-se um exemplo inspirador da reutilização adaptativa de um edifício histórico.

Outro elemento do projecto global que ajudou o Carnegie Hall a alcançar a sua certificação LEED é um novo terraço de quase 1.000 m2, de lajes refletoras e vegetação, que reduzem o efeito de ilha de calor e a pegada de carbono global do edifício.

Graças às 450 janelas originais do Hall nos andares de cima foi possível maximizar a luz natural tanto na renovação como no design do edifício, que também recorre a lâmpadas LED e sensores de ocupação. No interior do edifício, equipamentos sanitários de baixo fluxo ajudam a reduzir o consumo de água.

Foto: Jeff Goldberg / ESTO





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...