Cães que seguem uma dieta vegana são mais saudáveis



A dieta vegana tem vindo a ganhar fama na última década, tendo cada vez mais aderentes e espaços dedicados a este tipo de alimentação. As vantagens vão desde a própria saúde, à proteção do ambiente e das espécies animais. Agora, os cães podem vir ser os próximos adeptos: um novo estudo da Universidade de Winchester sugere que as dietas veganas são mais saudáveis e menos perigosas para os cães.

A investigação analisou os dados de mais de 2600 animais de estimação, que foram alimentados pelos seus donos com dietas à base de carne – crua e convencional – e de origem vegetal. Foram avaliados vários indicadores, nomeadamente, o número de visitas ao veterinário, a medicação tomada e distúrbios de saúde comuns. Por fim, foi tida em conta a opinião dos donos e a avaliação dos veterinários.

Todos os indicadores de saúde em análise revelaram que os cães alimentados com uma dieta de origem vegetal ou com carne crua eram mais saudáveis do que os outros, que mostraram ter piores indicadores de saúde. Ainda assim, foram os com dieta vegana que mostraram ter melhor saúde – cerca de 36% sofreu com problemas de saúde, comparativamente aos 43% que se alimentaram de carne crua e aos 49% que se alimentaram de carne convencional. Outros estudos, como referem os autores, já demonstraram que os cães que comem carne crua também apresentaram maior presença de bactérias e parasitas, que se tornam também um risco para os donos.

“As dietas veganas estão entre uma variedade de dietas alternativas que estão a ser desenvolvidas para corresponder às crescentes preocupações dos consumidores sobre alimentos tradicionais à base de carne para animais de estimação, incluindo a sua “pata” [pegada] ambiental, a perceção da falta de naturalidade, preocupações com a saúde ou impactos nos animais da cadeia alimentar utilizada para formular tais dietas”, explica o autor Andrew Knight, esclarecendo ainda que as “dietas e alimentos alternativos para animais de estimação oferecem benefícios tanto para a sustentabilidade ambiental quanto para o bem-estar dos animais de criação, que são processados ​​em alimentos para os animais de estimação, mas muitos donos de animais de estimação preocupam-se com a possibilidade de prejudicar o bem-estar dos animais de estimação. Não há evidências de que os desafios biológicos e práticos na formulação de dietas veganas caninas nutricionalmente adequadas signifiquem que o seu uso não deve ser recomendado”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...