EUA: Cher envia 181.000 garrafas de água potável a cidade com abastecimento contaminado



A artista norte-americana Cher vai enviar 181.000 garrafas de água potável para a cidade de Flint, no Michigan, Estados Unidos, cujo abastecimento de água foi prejudicado por uma contaminação.

Segundo explica o Folha de S.Paulo, a iniciativa é o resultado de uma parceria com uma empresa de água mineral e pretende, claro, ajudar os moradores daquele local – cuja população ronda os 100.000 habitantes.

“É uma tragédia de proporções surpreendentes e é chocante o que está a acontecer no centro do nosso país. Mal posso esperar que a água chegue para ajudar as pessoas”, declarou a cantora.

Nas últimas semanas, a população de Flint foi surpreendida pelo aspecto da água contaminada, que adquiriu uma coloração cobre e que se tornou espessa, resultado de uma contaminação por metais pesados, entre eles o chumbo. Então, os moradores começaram a apresentar queixas de irritações de pele e dores de cabeça, entre outros sintomas. Entretanto, o presidente norte-americano, Barack Obama, declarou que a cidade está em estado de emergência.

Flint é conhecida por ter albergado a fábrica de General Motors, fechada em meados dos anos 80, levando a cidade para uma depressão económica que ainda persiste. Em meados da última década, a cidade era também conhecida pela elevada taxa de criminalidade e por ter passado por dois estados de emergência financeira – o último dos quais entre 2011 e 2015. O músico Sufjan Stevens dedicou-lhe a balada Flint (for the Unemployed and Underpaid), lançado no seu álbum Michigan.

Foto: jonnessa / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...