Massachusetts pode mudar de fuso horário. Motivo? As longas horas de escuridão no Inverno



Durante os meses de Inverno no estado de Massachusetts, EUA, o raiar do sol acontece no máximo até às 7h13 da manhã, ao passo que o pôr-do-sol se dá ainda a meio da tarde, mais tardar às 4h12. Nessa altura do ano, os habitantes locais têm apenas 9 horas de luz diárias, contra as 15 de completa escuridão. E é exactamente para lutar contra essa falta de claridade que as entidades locais estão a considerar a hipótese de mudar de fuso horário.

Apoiantes da alteração argumentam que a falta de luz pode estar a prejudicar a saúde dos habitantes, e como consequência a economia local, por isso pedem às autoridades responsáveis que considerem uma mudança para o fuso horário Atlantic Standard Time (AST) – usado por exemplo no Canadá-  abdicando do seu Eastern Standard Time (EST). Esta mudança poderia significar mais uma hora de luminosidade por dia para a zona.

A medida está já em apreciação na Assembleia Legislativa do estado de Massachusetts, com os responsáveis pelo pedido a defender que os habitantes locais só teriam a beneficiar com a mudança, ao ganhar mais uma hora de luz durante a tarde, exactamente quando precisam de uma “injecção de energia”.

Vários cientistas têm-se debruçado sobre esta questão, tentando perceber se de facto as pessoas ficam mais felizes e produtivas quando expostas à luz natural durante períodos alargados, ou se a “nostalgia de Inverno” não passa de um mito, não existindo relação directa entre os dois eventos.

A ser aprovada pelas entidades oficiais, a alteração do tempo neste estado americano terá lugar já em Novembro próximo, altura em que vários países, Portugal incluído, passam para a “hora de Inverno”.

Foto: Matthew Landers via Unsplash





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...