Nova espécie de sapo descoberta na Índia
Ghats Ocidental é um complexo montanhoso na Índia que recentemente revelou um precioso segredo à comunidade científica. Foi aqui que foi descoberta uma espécie de sapo nunca antes vista, logo baptizada de “Sapo Púrpura de Bhupathy” (Nasikabatrachus bhupathi), nome atribuído em homenagem a Subramaniam Bhupathy, um herpetologista que perdeu a vida naquelas montanhas em 2014.
Com um aspecto bizarro, este sapo possui uma pele viscosa de cor púrpura. À volta dos olhos apresenta dois anéis de cor azul e um nariz pontiagudo, semelhante ao nariz de um porco. Ainda não tinha sido avistado porque possui hábitos de vida discretos: vive normalmente debaixo da terra e só vem à superfície para acasalar em dias de chuva.
Para se alimentar, possui uma língua comprida que lhe permite chegar a formigas, térmitas e outros pequenos insectos que, como ele, vivem debaixo do solo. Segundo a National Geographic, este animal é em muito semelhante a um outro sapo púrpura descoberto em 2003, na mesma região.
De acordo com Elizabeth Prendini, do Museu de História Natural Norte Americano, a linhagem destas famílias de sapos é muito antiga e de diversidade baixa. Por isso esta é uma descoberta rara e preciosa.
Foto: Wiki Commons