“Flor de fogo”: encontrada nova espécie de orquídea numa montanha das Filipinas



Uma nova espécie de orquídea minúscula com flores de laranja “ardente” foi descoberta no pico de uma montanha na cordilheira do norte das Filipinas.

A espécie de orquídea selvagem foi denominada Dendrochilum ignisiflorum e descrita num estudo na revista Phytotaxa. Pertence ao género Dendrochilum que prefere as florestas de musgo ou nuvem cobrindo as altas montanhas do sudeste da Ásia, particularmente nas Filipinas, Bornéu e Sumatra. Esta nova orquídea endémica das Filipinas foi proposta como vulnerável de acordo com os critérios da Lista Vermelha da IUCN.

Os botânicos registaram a espécie a prosperar a uma altitude de cerca de 2.300 metros em cumes expostos e no cume da floresta musgosa do Monte Komkompol na província de Benguet. Por ser uma orquídea de grande altitude, os especialistas dizem que é vulnerável à perda de habitat devido às alterações climáticas e ao desmatamento.

Apesar de cada flor medir no máximo 5 milímetros, esta espécie destaca-se pela sua cor ígnea (o nome da espécie em latim significa “flor de fogo”). “[Não é] um tipo vistoso de orquídea como o que a nossa mãe ou tia coleciona”, indica o autor do estudo, Maverick Tamayo, da Universidade de Baguio nas Filipinas (UPB). “É muito pequena, mas a cor da sua flor pode ser facilmente discernida com o fundo verde exuberante da floresta de musgo.”

Tamayo descobriu as flores por acidente. Ele estava há dois dias numa escalada extenuante quando avistou as brilhantes flores amarelo-laranja presas a uma árvore próxima. Imediatamente, Tamayo diz que sabia que era diferente das outras espécies de Dendrochilum nas Filipinas, e a sua especulação foi confirmada cinco meses depois.

Ao contrário de outras espécies de Dendrochilum, D. ignisiflorum tem apenas uma única folha por pseudobulbo, a porção aérea aumentada do caule. Isso age como uma camuflagem perfeita para a planta, uma vez que se mistura com a floresta musgosa em que se agarrou – a menos que as suas flores estejam em plena floração.

Orquídeas Dendrochilum foram registadas em habitats semelhantes nas regiões de Visayas e Mindanao nas Filipinas, mas a falta geral de pesquisas torna difícil localizar a sua distribuição no país. Noventa e quatro por cento das cerca de 120 espécies de Dendrochilum encontradas nas Filipinas são endémicas e, como outras epífitas (plantas que crescem em árvores), ajudam a manter os ecossistemas florestais fornecendo alimento e habitat para pássaros, insetos e mamíferos.

D. ignisiflorum e outras espécies de orquídeas de grande altitude estão ameaçadas pelos aumentos da temperatura global, dizem os investigadores, o que pode torná-las mais raras e difíceis de detectar nas montanhas.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...