Inovação: novas variedades de arroz necessitam de menos água na produção
O Rothamsted Research, Instituição de investigação agrícola do Reino Unido, está a desenvolver um projeto no qual se procura criar novas variedades de arroz que necessitam de menos água na sua produção.
A investigação, realizada em parceria com o International Rice Research Institute e a Punjab Agricultural University, na Índia, utiliza um sistema de Design Science Research para que as sementes se desenvolvam rapidamente.
O principal objetivo desta inovação é permitir a continuação da produção do cereal, mesmo sob os efeitos das alterações climáticas. Em simultâneo, procura-se garantir que as populações mais pobres consigam manter o seu cultivo em regiões onde a precipitação e os solos começam a sofrer mudanças.
“O arroz é a cultura básica mais importante para as pessoas em países em desenvolvimento, mas as técnicas de cultivo atuais não serão sustentáveis num clima em mudança”, explica Achim Doberman, Diretor de Investigação do Rothamsted Research. “Só ao acelerarmos a nossa investigação de novas variedades podemos esperar assegurar o abastecimento sustentável e garantir um futuro próspero para milhões de agricultores de classe baixa.”
Smita Kurup, líder do projeto, acrescenta em comunicado “Assim que as desenvolvermos [as variedades de arroz], iremos avaliar o seu desempenho no campo em várias localidades. No fim, as linhagens mais promissoras serão indicadas para trilhos na Ásia antes de serem dadas aos agricultores”.