Lisboa apoia a aquisição de bicicletas. Já tem a sua?
Andar de bicicleta trás vários benefícios a nível pessoal, mas também a nível global, melhorando a qualidade de vida de todos cidadãos. Foi a pensar na promoção da mobilidade sustentável na capital que a Câmara Municipal de Lisboa lançou o Programa de Apoio à Aquisição de Bicicleta.
O programa, como o próprio nome transmite, apoia a aquisição de bicicletas e de acessórios, tal como a reparação das mesmas, de forma a impulsionar este meio de transporte na cidade.
No ano passado, o Município recebeu 3652 candidaturas, tendo ajudado na aquisição de 2157 bicicletas convencionais, 1136 bicicletas elétricas, 11 bicicletas elétricas de carga e 1 bicicleta adaptada elétrica. De realçar que até 30 de junho de 2021, o programa vai apoiar a aquisição de bicicletas efetuadas por pessoas singulares até ao dia 31 de dezembro de 2020.
Relativamente ao ano de 2021, prevê-se um investimento destinado a apoios para aquisição de bicicletas, de acessórios e de reparações, de:
- 185 mil euros para pessoas singulares;
- 25 mil euros para empresários em nome individual;
- 20 mil euros para Juntas de Freguesia do concelho de Lisboa;
- 35 mil euros para instituições sem fins lucrativos;
- 75 mil euros para pessoas coletivas privads;
- 75 mil euros para o Passe Mensal da Rede Gira;
A EMEL tem também em curso a expansão da rede GIRA (serviço de bicicletas partilhadas de Lisboa), tendo para isso já contratadas 700 novas bicicletas e em processo de concurso 1000. Estão ainda já adjudicadas 30 novas estações e em fase de concurso a aquisição de 50 estações.