Pimp My Carroça: artista brasileiro promove o trabalho dos catadores de São Paulo (com VÍDEO e FOTOS)
O grafiteiro brasileiro Mundano está a lançar o projecto Pimp My Carroça, um programa que parodia os programas de TV norte-americanos e, paralelamente, ajuda a promover o trabalho os catadores de materiais recicláveis.
Sabia que 90% de todos os resíduos de São Paulo destinados à reciclagem são recolhidos por catadores? É este tipo de informação que o Pimp My Carroça pretende tornar acessível a todos, tirando da invisibilidade estas pessoas, de acordo com a imprensa brasileira.
O projecto vai “pimpar” dezenas de carroças, num único dia, pouco antes do início do Rio+20, a conferência das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável e que se realiza ente 20 e 22 de Junho, no Rio de Janeiro (a iniciativa, porém, realiza-se em São Paulo).
O programa vai pedir aos catadores para levarem as suas carroças ao local da iniciativa – ainda não definido –, para que a equipa do Pimp My Carroça comece o seu trabalho. A carroça ganhará uma reforma estrutural, itens de segurança – retrovisores, buzinas e faixas reflectoras – e será grafitada por profissionais. Serão também pintadas frases enviadas pelo público.
Conheça melhor o programa Pimp My Ride, da MTV, no qual se baseou este projecto, aqui e aqui.
Os catadores também serão avaliados. Ganham uma camisola e um check up gratuito de clínica geral e oftalmologia. No final do dia, quando todas as carroças estiverem renovadas, haverá uma exposição ambulante com os carros e os catadores que participarem no projecto.
O Pimp My Carroça foi à procura de financiamento para levar a cabo todas estas iniciativas, tendo escolhido a ferramenta de financiamento colectivo Catarse. Para ter luz verde, o projecto precisava de angariar R$38.200 (€15 mil). Com pode ver aqui, conseguiu quase o dobro do financiamento.