Emissões de CO2 de carros novos em 2020 com diminuição acentuada, indica Agência Europeia do Ambiente



Diminuição acentuada nas emissões de CO2 de carros novos em 2020

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicou os seus dados provisórios sobre as emissões de veículos de passageiros e carrinhas recém-registados na Europa em 2020. Para os carros, os dados mostram uma redução de 12% nas emissões médias de dióxido de carbono (CO2), em comparação com 2019. As emissões médias das carrinhas também diminuíram ligeiramente, cerca de 1,5%.

De acordo com os dados provisórios da AEA, as emissões médias dos automóveis novos de passageiros registados na União Europeia (UE), Islândia, Noruega e Reino Unido em 2020 foram de 107,8 gramas de CO2 por quilómetro (g CO2 / km). Foi 14,5 g (12%) inferior ao de 2019 e representou a primeira diminuição observada desde 2016. A quota de veículos elétricos nos novos registos triplicou de cerca de 3,5% em 2019 para cerca de 11% dos novos registos em 2020.

Cerca de 1,4 milhões de novas carrinhas registadas na Europa em 2020 com emissões médias de 157,7 g CO2 / km, o que é 2,3 g (1,5%) menor do que em 2019. A participação das vans elétricas aumentou de 1,4% em 2019 para cerca de 2,3% em 2020 .

Os dados provisórios estão disponíveis através do visualizador de dados da AEA sobre as emissões de CO2 de novos carros e novas carrinhas.

Sobre o teste de emissões de veículos

As emissões de veículos novos são sistematicamente testadas usando procedimentos de “homologação”. Desde 2017, o novo Procedimento de Teste de Veículos Leves Harmonizados Mundialmente (WLTP) foi colocado em prática com o objetivo de substituir gradualmente o desatualizado Novo Ciclo de Direção Europeu (NEDC). O WLTP permite obter informações mais realistas sobre as emissões dos veículos nos testes de homologação.

Atividades do EEE

A AEA recolhe e disponibiliza regularmente dados sobre novos automóveis de passageiros e carrinhas matriculados na Europa, em conformidade com o Regulamento da UE (UE) n.º 2019/631. Os dados são comunicados por todos os Estados-Membros da UE, Reino Unido, Islândia (desde 1 de janeiro de 2018) e Noruega (desde 1 de janeiro de 2019), de forma a avaliar a eficiência da nova frota de veículos e inclui informações sobre as emissões de CO2 e massa dos veículos. O próximo lançamento de dados incluirá os resultados finais para novos registos em 2020.

Conformidade com as metas

A Comissão Europeia irá confirmar se os fabricantes individuais ou associações cumpriram os seus próprios objectivos anuais específicos, que se baseiam na massa média dos automóveis registados.

* Este artigo foi publicado originalmente no website da Agência Europeia do Ambiente





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