Fique atento ao céu: amanhã vai ocorrer um eclipse lunar parcial
Na madrugada desta sexta-feira, prepara-se para a ocorrência de um eclipse lunar parcial. Trata-se não só do único eclipse parcial, mas também do último, do ano 2021.
Como esclarece o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL), este fenómeno corresponde ao momento em que a Lua transpõe parcialmente no cone de sombra projetado pela Terra. “Isto acontece sempre que o Sol, a Terra e a Lua se encontram próximos ou em perfeito alinhamento, estando a Terra no meio destes outros dois corpos”.
O momento será fugaz em Portugal Continental e no Arquipélago da Madeira, já no dos Açores, a sua observação será positiva. A razão está no facto da lua entrar na umbra e ocorrer o seu acaso poucos minutos depois, deixando de ficar visível. No Continente, a Lua entra na umbra as 7h18, mas as 7h23 dá-se o seu ocaso. Na Madeira, o ocaso dá-se um pouco mais tarde, às 7h41, mas a observação será igualmente reduzida. No caso dos Açores, a Lua entra na umbra às 6h18 (uma hora mais cedo que nas duas regiões devido ao fuso horário) e o ocaso dá-se às 7h29, permitindo uma observação durante pouco mais de uma hora.
A partir do momento em que se dá o ocaso da lua, em qualquer uma das zonas mencionadas, não é possível observar a lua no máximo do eclipse, nem a saída da umbra e da penumbra, dado que os fenómenos ocorrem mais tarde, entre 9 e as 12 horas. explica o OAL.