Este é o Molusco do Ano 2022
O Molusco do Ano 2022 é o Caracol Pintado Cubano (Polymita picta), uma espécie ameaçada de extinção que habita no leste de Cuba. Como resultado, os especialistas do LOEWE Center TBG vão sequenciar o seu genoma.
O concurso anual é organizado pela Senckenberg Nature Research Society, o LOEWE Center for Translational Biodiversity Genomics (TBG) e a Unitas Malacologica. Esta edição contou com um total de 16.388 votos, provenientes de 148 países. O Caracol Pintado Cubano recebeu 10.092 votos do público (62%), ultrapassando com distinção as restantes quatro espécies a concurso. A Cymbulia peronii ficou em segundo lugar com 2.773 votos, seguindo-se a Teredo navalis com 1.643 votos, a Fustiaria rubescens com 1.115 votos e a Telescopium telescopium com 765 votos.
“Estamos satisfeitos pelo Caracol Pintado Cubano ter sido selecionado. O seu genoma será capaz de dar-nos informações importantes sobre a base genética das variações da cor da sua concha” explica Carola Greve, diretora de laboratório do LOEWE Center TBG, revelando que “No caso dos moluscos, até agora existem apenas algumas espécies cujo genoma foi completamente sequenciado”.
O caracol tem entre dois e três centímetros de comprimento, e a sua concha colorida varia de tons entre o amarelo, vermelho, branco e pretro. Não existe distinção entre o macho e a fêmea dado que a espécie é os dois ao mesmo tempo. Alimenta-se de musgo e líquens. Uma das suas particularidades é o facto de ter uma “flecha do amor”, que utiliza para passar hormónios sexuais ao parceiro de acasalamento.