Caravana pela Justiça Climática parte amanhã da Figueira da Foz
A Caravana pela Justiça Climática parte amanhã, dia 2 de abril, da praia da Leirosa na Figueira da Foz. Com um percurso previsto de mais de 400 quilómetros, a iniciativa irá percorrer várias zonas da região Centro do país, até chegar a Lisboa, onde está programada uma grande manifestação no Parque das Nações no dia 16 de abril.
Durante a viagem de 14 dias, a caravana pretende abordar as duas vertentes principais da crise climática em Portugal “fogo e água”, a desertificação que avança através de incêndios florestais e a degradação da qualidade e quantidade de água nos rios e solos. Como tal, serão atravessadas algumas das zonas e comunidades mais afetadas e visitadas algumas das infraestruturas mais poluentes. Coimbra, Pedrógão Grande, Abrantes, Entroncamento e Cartaxo, são algumas das cidades por onde a caravana vai passar.
A iniciativa conta com a subscrição de quarenta organizações de nível local e nacional, e com mais de 100 participantes inscritos para as várias fases do percurso. As inscrições para participar continuarão abertas no decorrer de toda a ação, pelo que, se tiver interesse, ainda vai a tempo. A CP – Comboios de Portugal, oferecerá ainda transporte gratuito para todos os inscritos.
De realçar que a saída da Caravana pela Justiça Climática coincidirá com outras caravanas a nível internacional, nomeadamente a Caravana pela Justiça Climática na Irlanda, que iniciará a sua jornada na cidade de Ennis, a 9 de abril.
“Precisamos de um movimento mais forte, maior e mais diverso do que alguma vez houve para travar o caos climático e criar alternativas a este sistema que nos leva para o abismo. A Caravana pela Justiça Climática ajudará a construir esse movimento e a falar com milhares de pessoas, cara-a-cara, sobre a crise climática, que já é o tempo das nossas vidas”, afirma a proTEJO – Movimento Pelo Tejo, em comunicado.
O ponto de encontro está marcado para a estátua do pescador, junto à praia, às 12h. Consulte a programação completa e mais informações da iniciativa em caravanaclima.pt.