“Soil to Soul” é o festival que vai promover uma alimentação saudável e sustentável no Alandroal



Nos dias 14 e 15 de maio chega ao Castelo de Alandroal o festival “Soil to Soul”, um evento promovido pela equipa do projeto de Zurique e pela Câmara Municipal do Alandroal, que pretende promover práticas sustentáveis e sensibilizar a comunidade para a conservação de recursos naturais, sociais e culturais.

“Vemo-nos como um movimento que começou em 2020 na Suíça, inspirado pelo trabalho desenvolvido na Terramay em Portugal, e promovemos diversas iniciativas de preservação dos solos, agricultura regenerativa e de promoção de um sistema alimentar saudável, sustentável e saboroso. A nutrição certa é a base para uma mente e corpo sãos. E o solo é a base dessa nutrição”, afirma Andrin Willi, curador do projeto em Zurique.

Com o mote “Somos o que comemos”, o evento contará com a presença de alguns chefes nacionais, ficando a coordenação a cargo de José Júlio Vintem e Paulo Amado. Às chefes Marlene Vieira, Lídia Brás e Jóssara Martins juntam-se João Sá, Vitor Adão e Mateus Freire, que em cojunto, irão garantir a confeção de pratos com os mais frescos produtos locais de diversos produtores. Estarão também presentes artesãos e produtores da região num mercado, e vários oradores, que irão debater temas relevantes e sensibilizar para este movimento e estilo de vida alternativo. Haverão ainda dois concertos, um em cada dia, a cargo da banda portuense Best Youth, e do músico português de pop analógica, Benjamin.

“Temos esperança num futuro mais sustentável para o nosso planeta e acreditamos que é possível sensibilizar as pessoas para a agricultura regenerativa e para a produção de alimentos mais puros e com mais sabor, que é a essência do trabalho que desenvolvemos. Se os solos forem bem trabalhados, conseguimos obter produtos mais benéficos para a nossa tão preciosa saúde – é esta a mensagem que queremos transmitir durante os dois dias desta viagem pela natureza e pela gastronomia.”, refere Anna de Brito, que integra a equipa de organização do festival e co-fundadora da Terramay.

O festival tem entrada gratuita. Conheça o programa completo e saiba mais informações, no site.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...