Existe uma nova barbie ambientalista inspirada em Jane Goodall
A icónica boneca Barbie tem uma nova versão ambientalista inspirada na primatologista e antropóloga britânica, Jane Goodall. Lançada em parceria com o Instituto Jane Goodall, a boneca integra a linha de Mulheres Inspiradoras e as Barbies Profissões 2022.
A Profissões do Ano 2022 integra uma Equipa de Eco-Liderança, que introduz quatro novos cargos: Diretora de Sustentabilidade, Cientista de Conservação, Engenheira de Energias Renováveis e Defensora Ambiental. Todas as bonecas foram feitas a partir de plástico reciclado, recolhido nos oceanos, e têm certificação CarbonNeutral. Já a linha de Mulheres Inspiradoras, presta tributo a mulheres corajosas que se predispuseram a correr riscos, mudar regras e abrir caminho para que as próximas gerações fossem capazes de sonhar mais alto. Além de Jane Goodall, estão também presentes nesta coleção Ida B. Wells, Maya Angelou, Billie Jean King e Eleanor Roosevelt.
“As crianças precisam de mais exemplos como a Dra. Jane Goodall, porque imaginar que podem ser tudo aquilo que quiserem é apenas o começo – vê-lo faz toda a diferença. Esperamos que esta coleção e homenagem a uma pioneira inovadora para as mulheres na ciência e conservação, inspire as crianças a aprender mais sobre profissões relacionadas com a sustentabilidade, como podem proteger o planeta, e desenvolver histórias mais verdes através das brincadeiras com bonecas”, defende Lisa McKnight, Vice-Presidente Executiva e Diretora Global da Barbie and Dolls da Mattel.
A data de lançamento das novas versões coincide com o Dia Mundial do Chimpanzé, celebrado a 14 de julho, e com o 62º aniversário da primeira viagem de Jane Goodall à floresta do Parque Nacional Gombe, na Tanzânia, onde ficou a conhecer o mundo dos chimpanzés.
“Toda a minha carreira quis ajudar a inspirar crianças a serem curiosas e explorarem o mundo à sua volta – assim como eu o fiz na minha primeira viagem à Tanzânia há 62 anos atrás. Estou entusiasmada pela parceria com a Barbie e por encorajar jovens crianças a aprenderem com o seu ambiente e sentirem que podem fazer a diferença. Através desta parceria, espero inspirar a próxima geração de eco-líderes a juntar-se a mim na proteção do nosso planeta e relembrá-la que pode ser tudo o que quiser, onde quiser – no terreno, no laboratório e na mesa”, revela Jane Goodall.
Já tinha sido lançada uma primeira linha de bonecas Barbie feitas com plástico reciclado retirado dos oceanos, a “Barbie Loves The Ocean” (em português, a Barbie Adora o Oceano). A empresa tem como objetivo utilizar 100% de materiais plásticos reciclados, recicláveis ou de origem vegetal até 2030.