NASA cancela estudo sobre alterações climáticas



Os Estados Unidos cancelaram um importante estudo sobre as alterações climáticas devido ao adiamento, por parte da Tailândia, da autorização para aceder a uma base aérea estratégica. Segundo o Huffington Post, a NASA terá pedido para utilizar a base aérea U-Tapao, na Tailândia, a 190 quilómetros de Banguecoque, mas a decisão nunca seria tomada antes de Agosto, um mês depois do timing definido pela agência norte-americana.

Segundo o Huffington Post Green, a opinião pública local desconfia que o pedido terá propósitos militares.

O projecto, denominado “Southeast Asia Composition, Cloud, Climate Compling Regional Study”, deveria utilizar satélites, missões aéreas e terrestre e estudar como a circulação de ar afecta o clima durante as monções. Analisar a qualidade de ar no sul e sudeste asiático também seria outra das prioridades.

Depois desta demora, a NASA já revelou que não deverá retomar o estudo já no próximo ano. Uma decisão que causou alguma preocupação, mas desta vez aos cientistas tailandeses envolvidos no projecto.

“É uma grande perda para a Tailândia. Estamos a perder uma oportunidade vital para aprendermos dados sobre o clima regional, inundações, secas e outras catástrofes. O que é mais importante, porém, é que [isto] destruiu a confiança da comunidade científica internacional na Tailândia. Alguém tem de assumir as responsabilidades por este falhanço”, explicou Serm Janjai, um professor universitário tailandês envolvido no projecto.

O projecto estudaria ainda as emissões de carbono na região, durante Agosto e Setembro, quando as monções poderão trazer fumo de incêndios da Indonésia e Malásia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...