Humorista Nilton veste-se de astronauta para conduzir topo de gama 100% elétrico da Mercedes
O conhecido humorista e apresentador de televisão leva-nos, num curto vídeo com pouco mais de um minuto de duração, a uma viagem ao passado, presente e futuro do imaginário automóvel na qual se vislumbram algumas das mais marcantes características do EQS da Mercedes-EQ. O MBUX Hyperscreen (ecrã que ocupa quase todo o tablier), a direção do eixo traseiro com um elevado ângulo de viragem ou a assistência por voz são algumas das características realçadas.
Numa viagem ao seu próprio passado, Nilton refere que “quando era criança, acreditava que os carros do futuro iriam parecer naves espaciais” e que, talvez por isso, para conduzir iria ser necessário um fato de astronauta. A verdade é que não é necessário, mas a realidade é que… o embaixador da Sociedade Comercial C. Santos vestiu mesmo um. A conclusão de Nilton é que “o futuro chegou, mas não é preciso o fato de astronauta”.
Maior autonomia do mundo
Com o EQS, a Mercedes-EQ redefine o segmento dos executivos de luxo 100% elétricos. “Da combinação de design fascinante, tecnologia state-of-art com funcionalidade e conectividade inteligente, nasce um automóvel verdadeiramente apelativo para condutores e passageiros”, sublinha a Sociedade Comercial C. Santos em comunicado, acrescentando que “este luxuoso sedan permite autonomias de até 784 km, o que o transformam no modelo elétrico (disponível à data) com maior autonomia do mundo”. Essa autonomia é oferecida pela versão menos potente, a EQS 450+, que, ainda assim, já debita 245 kW (333cv). Com tração traseira, esta variante atinge os 100 km/h em 6,2 segundos, com velocidade máxima limitada a 210 km/h.
Segundo a mesma fonte, a berlina de luxo da Mercedes-EQ “assinala o lançamento de uma nova geração de baterias com uma densidade de energia significativamente superior, com capacidade de armazenamento de energia útil de até 107,8 kWh”.
O EQS pode ser carregado em postos de carregamento rápidos com uma potência de corrente contínua de até 200 kW. A energia elétrica para percorrer 300 quilómetros (WLTP) é recarregada em apenas 15 minutos. Na wallbox ou em postos de carregamento públicos, o EQS pode ser carregado comodamente com uma potência AC de até 22 kW utilizando o carregador de bordo.
MBUX Hypersreen
O MBUX Hyperscreen (opcional) é, segunda a empresa, o destaque absoluto no interior. Este ecrã curvilíneo de grandes dimensões prolonga-se praticamente desde um pilar A ao outro. Estão instalados três ecrãs atrás de um vidro de cobertura que aparentam formar uma única unidade.
O ecrã OLED de 12,3 polegadas para o passageiro dianteiro é o ecrã do próprio passageiro dianteiro e a sua área de controlo. Com o software com capacidade de aprendizagem, o MBUX adapta-se completamente ao seu utilizador e fornece sugestões personalizadas relativamente a várias funções de informação e de entretenimento, conforto e do veículo.
O EQS da Mercedes-EQ tem preços em Portugal a partir de 125 300 euros.