Desenhos biofílicos que criam espaços interiores mais saudáveis
Cada vez mais pessoas estão a reconhecer o valor do design biofílico – o conceito de trazer o exterior para dentro. Estudos mostram que simplesmente ter uma planta de casa melhora a qualidade do ar e a energia positiva em qualquer espaço vivo. Agora imaginem utilizar realmente o exterior como parte do design interior. É exatamente isso que Lesley Ray faz, escreve o “Inhabitat”.
Segundo a mesma fonte, Lesley Ray é uma enorme voz no movimento do design biofílico. Liderando pelo exemplo, a abordagem inovadora desta designer com sede em São Francisco ganhou notoriedade. Ray é uma profissional certificada USGBC LEED AP de design de interiores e construção, que utiliza um design minimalista para criar espaços interiores únicos e bonitos que trazem o exterior para dentro. Ray acredita em transições arquitetónicas perfeitas e usa a atenção aos detalhes para criar espaços saudáveis e belos que honram os seres humanos e o mundo natural.
Além disso, Ray trabalhou com o U.S. Green Building Council para promover práticas de construção sustentável e estudou o design biofílico, pondo-o em prática e utilizando efetivamente este conceito nos seus projetos.
“A incorporação de plantas vivas em espaços é benéfica por tantas razões; uma das maiores é a qualidade do ar. A capacidade das plantas para filtrar COV’s (compostos orgânicos voláteis), absorver dióxido de carbono durante a fotossíntese e libertar oxigénio fresco na atmosfera pode literalmente respirar uma nova vida na sua casa”, disse Ray.
A ciência sugere que as plantas podem fazer muito para melhorar a sua casa. As salas que têm plantas têm menos pó e mofo do que as salas que não têm. As plantas atuam como purificadores naturais do ar que ajudam a remover os alergénios do ar, o que melhora o ar e as qualidades respiratórias.
As evidências sugerem que as plantas melhoram o humor, fazendo com que as pessoas se sintam mais felizes. As pessoas que trabalham em locais onde há plantas sentem menos preocupações em geral, demoram menos dias de baixa por doença e tendem a desfrutar mais do seu trabalho. As plantas domésticas ajudam a melhorar a humidade dentro de casa, evitando o ar seco que causa comichão, dores de garganta e outros sintomas. As plantas-aranha e outras plantas de interior podem acrescentar humidade ao ar.
Também libertam oxigénio saudável para o ar, um subproduto natural do dióxido de carbono que consomem. Algumas plantas continuam a libertar oxigénio saudável e fresco na atmosfera, mesmo depois de o sol se ter posto, enchendo o ar com oxigénio saudável enquanto se dorme durante a noite.
Segundo Ray, existem formas de utilizar o design biofílico na sua própria vida diária. Quando se trata de espaços pequenos, Ray diz que qualquer pessoa o pode fazer.
“Tente incorporar plantas da vinha, tais como botos ou trepadeiras, deixando as videiras treparem organicamente pelo espaço. Esta é uma forma simples e rentável de trazer uma camada extra de profundidade e criar um espaço mais dinâmico”, explicou.
As plantas trepadeiras encontram o seu próprio caminho e crescem de formas interessantes, seguindo os seus próprios caminhos. Isto pode criar um elemento de design interior verdadeiramente espantoso. As videiras acrescentam muito verde ao espaço e crescem apenas uma planta num só vaso, pelo que se obtém muito de um elemento de design de baixa manutenção. Mas e os espaços que têm pouca iluminação e pouca luz solar natural?
“Há muitas plantas que podem prosperar com pouca iluminação, tais como a planta serpente e os botos. Também se pode comprar plantas/plantas para duplicar como um sotaque e dar a essas plantas um pouco de sol extra”, acrescentou.
As plantas podem prosperar tão bem com luz artificial como com a luz solar. Desde que recebam a luz de que necessitam, as plantas podem obter os nutrientes de que necessitam. Por isso, quando em dúvida, adicione uma lâmpada ao espaço e isto manterá o motor daquela planta, por assim dizer.
Além disso, utilize as plantas não só para trazer a natureza para dentro de casa. Torne-as numa parte real do design interior, utilizando plantas para acrescentar cor e vida aos seus espaços.
“As plantas e o verde em geral podem acrescentar muita profundidade a um espaço. As plantas são inerentemente orgânicas, pelo que adicioná-las a um espaço de outro modo frio irá animá-lo imediatamente. Em termos de cor, experimente introduzir flores ou plantas nativas, sazonais, para abrilhantar as coisas; azevinho no Inverno, lírio de paz na Primavera, orquídeas no Verão e girassóis no Outono”, disse Ray.
Também pode escolher plantas com base nas cores que desejar, ou escolher plantas especificamente para combinar com as cores da decoração da sua casa. O amarelo, roxo, laranja e vermelho encontram-se frequentemente nas plantas, cores que são fáceis de combinar. Quanto a acrescentar elementos de sustentabilidade ao seu design, Ray tem algumas ideias de como o pode fazer por si própria, também.
“Se estiver aberto a um projeto, considere a instalação de um sistema de águas cinzentas para se integrar com a sua canalização existente. Não se esqueça de verificar a sua jurisdição local quanto a quaisquer regulamentos, mas esta adaptação permitir-lhe-á reutilizar com segurança a água do seu lavatório e/ou chuveiro para regar as suas plantas”, concluiu.