Panda albino único avistado na China



O primeiro e único panda albino do mundo passou finalmente por uma câmara de campo sensível ao movimento nas montanhas da China no início deste ano – a primeira vez que foi avistado desde 2019, avança a “Science Alert”.

Segundo a mesma fonte, “felizmente, a criatura única parece estar a crescer feliz e saudável na Reserva Natural Nacional de Wolong, uma região protegida na província de Sichuan que abriga cerca de 150 pandas gigantes (Ailuropoda melanoleuca)”.

Mas apenas este é conhecido por ser branco.

O famoso indivíduo é portador de uma mutação genética rara que transforma o pelo preto e branco habitual da espécie numa cor creme pálida uniforme.

“Parece ser um animal albino, que é portador de uma mutação que interfere com a produção de pigmentos na pele, olhos e pelo, mas há uma hipótese de esta condição genética também poder resultar em deficiências físicas ou doenças”, sublinha o site.

Já passaram quatro anos desde que as câmaras de campo viram pela primeira vez o panda albino da China e ainda não há sinais de que o animal de cinco ou seis anos esteja doente.

Apesar de ser a ovelha negra da comunidade panda, parece adaptar-se muito bem. Em imagens de fevereiro, recentemente divulgadas pela emissora estatal chinesa, o panda todo branco foi mostrado a interagir com uma mãe panda e a sua cria de cerca de dois anos, enquanto se aninhavam no oco de uma árvore.

“No final de fevereiro, os pandas selvagens adultos de Wolong estão na época do cio (acasalamento), durante a qual as pandas fêmeas com crias podem ser muito agressivas quando um panda adulto se aproxima ou invade o local”, disse ao China Daily o engenheiro Wei Rongping, do Centro de Conservação e Investigação de Pandas Gigantes da China.

“Esta panda fêmea estava extremamente calma e não se comportou como esperado. Uma possibilidade é que ela seja a mãe do panda todo branco”, acrescentou.

As câmaras de campo do santuário de vida selvagem registaram mais de uma dúzia de outras interações entre o panda albino e outros pandas da região.

De acordo com o South China Morning Post, há até um vídeo do panda branco a brincar com um panda preto e branco.

O sexo do panda albino ainda não foi determinado, mas os investigadores dizem que tem quase o tamanho de um adulto e mostra sinais de maturidade sexual.

Para saber mais sobre a criatura, os investigadores esperam obter mais imagens e, eventualmente, recolher um pouco do seu ADN.

Se o panda acabar por se reproduzir com outro da sua espécie, os especialistas não têm a certeza se a sua peculiaridade genética será herdada ou não.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...