Comprar artigos em 2ª mão no OLX permitiu poupar 5,2 milhões de toneladas de CO2 em 2022



O nosso planeta está sob pressão com a escassez de recursos naturais. Através do OLX, “é possível comprar produtos em segunda mão, em excelente estado e com vida útil, o que deixa uma menor pegada ambiental”, sublinha, em comunicado, a plataforma que acaba de lançar o relatório, no qual analisa este impacto ambiental positivo da compra de artigos em segunda mão, do ponto de vista da sustentabilidade. O relatório analisa a poupança ecológica em sete categorias, que incluem carros, motas e tecnologia (telemóveis, tablets e televisões).

Segundo a mesma fonte, a nível global, com a compra de 26 milhões de artigos vendidos em segunda mão na plataforma do OLX, foram potencialmente poupadas 5,2 milhões de toneladas de emissões de carbono, 3,6 milhões de toneladas de materiais, além de 645 milhões de metros cúbicos de água e 122 milhões de gigajoules de energia, considerando que estes dados correspondem à venda de artigos na plataforma do OLX em 18 países, em 2022. Para se conseguirem alcançar os mesmos resultados era preciso plantar cerca de 31 milhões de árvores, 242 milhões de lâmpadas LED tinham de ser desligadas por um ano e 12 milhões de pessoas tinham de parar de tomar banho por um ano.

“Estes dados são bastante positivos, pois mostram que cada vez mais existe uma tendência para uma consciencialização ambiental e alteração dos hábitos de consumo. É gratificante as pessoas recorrerem ao OLX para contribuírem para uma economia mais sustentável, para além de procurarem um bom negócio a um preço justo. As empresas e os consumidores devem estar cada vez mais alinhados com os desafios das alterações climáticas e procurarem fazer escolhas conscientes em prol do planeta”, revela Andreia Pacheco, Head of Marketing do OLX Portugal.

Os carros são o produto que mais contribui para a poupança de emissões de CO2, se forem comprados em segunda mão. Em média, a compra de um carro em segunda mão permite poupar cerca de 776kg de emissões CO2, 673kg de materiais, 114 metros cúbicos de água e 21.480 megajoules de energia. Comprar uma televisão em segunda mão permite poupar cerca 172kg de emissões de emissões de CO2, 13kg de materiais, 7 metros cúbicos de água e 2.624 megajoules de energia.

Já a compra de um tablet, em segunda mão, poupa cerca de 86 kg de emissões CO2, 501g de materiais, 6 metros cúbicos de água e 1308 megajoules de energia. A compra de um telemóvel em segunda mão permite salvar 36kg de emissões de CO2, 112g de materiais, 2 metros cúbicos de água e 549 megajoules de energia.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...