Centro Agroalimentar integra consórcio internacional “NEUROCLIMA”
O Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar (CATAA) de Castelo Branco vai participar no “NEUROCLIMA”, projeto que tem como objetivo promover transformações sistémicas e envolver os cidadãos para a resiliência climática.
O NEUROCLIMA visa promover transformações sistémicas e envolver os cidadãos para a resiliência climática, criando um sistema nervoso que conecta decisores políticos, instituições e cidadãos, suportado por um sistema de decisão inovador misto humano/inteligência artificial, explicou o CATAA.
O projeto coordenado pelo Politécnico de Milão (Itália) e concebido pela ‘Infinitivity Design Labs’ (França) tem um financiamento aprovado de quase quatro milhões de euros.
O CATAA obteve 182.966,25 euros, financiados a 100%, no âmbito do programa-quadro Horizonte Europa (Horizon Europe), ao fazer parte do consórcio do projeto.
O centro, com sede em Castelo Branco, vai desenvolver várias ações, com foco na área agroalimentar e envolvendo os cidadãos, num contexto de “ciência cidadã”, com o objetivo de aumentar a transição verde e uma maior resiliência contra as alterações climáticas.
Vai ainda liderar o ‘Work Package’ “Use case deployment, operation, validation and assessment”, que visa demonstrar e avaliar se as estratégias e ações tomadas no “NEUROCLIMA” podem efetivamente apoiar e aumentar a qualidade da participação e tomada de decisão política a larga escala, em temas relacionados com o clima.
O CATAA é uma associação sem fins lucrativos, de natureza privada, constituída em julho de 2010.
Detida na sua maioria pelo município de Castelo Branco, tem como associados o Instituto Politécnico de Castelo Branco e a InovCluster.
É constituído por três unidades laboratoriais (físico-química, microbiologia e análise sensorial) e por quatro unidades de desenvolvimento tecnológico (lácteos, cárneos, azeites e hortofrutícolas).
A associação, no seu conjunto, está vocacionada para a investigação, desenvolvimento, transferência de tecnologia e formação, com principal foco no setor agroalimentar.