5 Dicas para limpar a sua casa de forma mais sustentável
Pode contribuir para a preservação do meio ambiente mesmo sem sair de casa. Ao realizar limpezas de forma sustentável, está a reduzir o impacto ambiental e a promover um estilo de vida mais ecológico.
Siga algumas dicas da Jani-King, empresa de serviços de limpeza, para fazer limpezas em casa, de uma forma mais sustentável:
- Produtos de limpeza: escolha produtos de limpeza ecológicos e biodegradáveis, ou então faça os seus próprios produtos, usando ingredientes naturais, como vinagre, bicarbonato de sódio e suco de limão;
- Utilização da água: utilize apenas a quantidade de água necessária para limpar, evitando assim desperdícios;
- Uso da energia: escolha horários do dia com boa iluminação natural, para reduzir o uso de energia elétrica. Desligue aparelhos eletrónicos quando não estiverem a ser usados;
- Materiais de limpeza: use panos de limpeza reutilizáveis em vez de toalhas de papel descartáveis. Opte por esponjas naturais em vez de esponjas sintéticas;
- Produtos multifuncionais: escolha produtos que sirvam para múltiplas finalidades, reduzindo a quantidade de diferentes produtos necessários. Procure soluções de limpeza que possam ser diluídas para render mais.
Ao integrar estas práticas sustentáveis “é possível contribuir para a preservação do meio ambiente, reduzindo a pegada ecológica associada às atividades de limpeza”.
Se não tiver tempo para cuidar da sua casa, poderá recorrer a um serviço profissional. A Jani-King, empresa de serviços de limpeza, “assume um compromisso com a sustentabilidade, ao investir em produtos amigos do ambiente, sem prejuízo do reforço na qualidade dos serviços que presta”.
Após o impacto da pandemia, as empresas portuguesas continuam a valorizar a higienização, desinfeção e conservação das suas instalações, enquanto procuram produtos não prejudiciais ao ambiente. “Refletindo esta preocupação, a Jani-King utiliza produtos ecológicos com certificação ambiental nas suas operações de limpeza. São marcas que trabalham em prol de objetivos sustentáveis e desenvolvem produtos com reduzida pegada ecológica, ao diminuir as componentes químicas e poupar recursos naturais”, conclui.