Primeira dieta nutricionalmente completa para as abelhas poderá ajudá-las em momentos de stress



As abelhas melíferas são polinizadores essenciais na cadeia de abastecimento alimentar, mas estão subnutridas e são difíceis de sustentar porque a instabilidade climática, a agricultura em grande escala e a diminuição das paisagens ricas em flores tornaram escasso e imprevisível o fornecimento de pólen nutritivo diversificado que comem.

Neste contexto, investigadores internacionais desenvolveram, pela primeira vez, uma dieta nutricionalmente completa, que substitui o pólen artificial, para as abelhas melíferas. A dieta foi desenvolvida para sustentar as abelhas durante períodos de stress causados pela instabilidade climática, pela agricultura em grande escala e pela diminuição das paisagens ricas em flores.

No ensaio realizado durante toda a estação em campos comerciais de mirtilos e girassóis, os suplementos comerciais provocaram um declínio grave e a morte das colónias ao fim de 36 dias, ao passo que as colónias tratadas com esta nova dieta conseguiram superar os efeitos prejudiciais do stress nutricional.

Estas dietas permitem que os apicultores mantenham as colónias em condições de stress no campo ou durante períodos em que a forragem floral é inadequada e sustentam a produção de criação quando as colónias não têm acesso a qualquer forragem natural, oferecendo uma solução prática aos apicultores e aos produtores agrícolas que necessitam de polinização.

 

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...