Fundação EDP junta centenas de estudantes em encontro nacional do programa ‘Partilha com Energia’

9.ª edição do programa educativo lançado pela Fundação EDP juntou, na Figueira da Foz, cerca de 300 alunos e professores e teve ligação a Espanha.

Redação

O encontro nacional do programa ‘Partilha com Energia’ – que se realizou esta quarta-feira, 4 de junho, na Figueira da Foz – reuniu perto de 300 alunos e professores de 12 escolas secundárias da península ibérica. Nesta 9ª edição o programa tornou-se ibérico pela segunda vez, tendo sido feito o projeto-piloto entre alunos do Agrupamento de Escolas Ponte da Barca e o colégio público IES Pando de Oviedo, Espanha, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, sob o mote ‘Viaja para partilhar’, este evento marcou o final da 9ª edição do programa educativo da EDP, que foi lançado há dez anos.com o objetivo de envolver as comunidades das regiões em que a empresa mantém centros de produção de energia.

Entre as ações previstas neste programa, destacam-se os intercâmbios de estudantes de escolas do ensino secundário que, este ano, envolveram as regiões de Tomar, Constância, Sertã, Mação, Figueira da Foz, Lamego, Ponte da Barca, Marinha Grande, Proença-a-Nova e Oviedo em Espanha. Apenas o colégio público IES Pando de Oviedo nas Astúrias, não pode estar presente no evento, mas participou de forma online, as restantes 11 escolas envolvidas nos intercâmbios – que decorreram entre 26 de março e 24 de maio – tiveram uma equipa em palco a partilhar as suas experiências de viagem com vídeos e testemunhos pessoais.

Desde o seu arranque, este programa educativo já mobilizou perto de 3.000 alunos e 400 professores de 63 escolas nacionais, que desenvolveram mais de 110 intercâmbios entre regiões.

Escolas participantes programa no ano letivo 2024/2025:

  • Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria do Olival Tomar
  • Agrupamento de Escolas de Constância
  • Agrupamento de Escolas Sertã
  • Agrupamento Escolas Proença-a-Nova
  • Agrupamento de Escolas Verde Horizonte de Mação
  • Escola Profissional Figueira Praia – INTEP
  • Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho
  • Agrupamento de Escolas Figueira Mar
  • Agrupamento de Escolas Latino Coelho
  • Agrupamento Escolas Ponte da Barca
  • Agrupamento de Escolas de Vieira de Leiria| Marinha Grande
  • IES Pando | Oviedo | Espanha

Criado em 2014, o ‘Partilha com Energia’ é um programa educativo pioneiro inserido na estratégia de responsabilidade social da EDP e destinado a jovens entre 15 e 19 anos de idade, faz parte do portfolio de iniciativas que a Fundação EDP leva às escolas de Portugal. Com a ambição de promover relações fortes entre comunidades e, especialmente junto da população mais jovem, este programa quer dar a conhecer os recursos dos diferentes territórios e contribuir para a sua valorização.

Para isso, as equipas de estudantes são desafiadas a planear, gerir e executar intercâmbios com escolas de diferentes municípios, promovendo assim a partilha de conhecimento de cada território durante essas viagens.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.