Portugal tem 1,5 milhões de voluntários
Entre activos e “esporádicos”, Portugal tem cerca de um milhão e meio de voluntários distribuídos por várias áreas, segundo dados de 2001 e revelados pelo Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.
De acordo com Elza Chambel, presidente do CNPV, existem cerca de meio milhão de voluntários activos, em várias áreas, e outro milhão que participam em “acções de voluntariado esporádicas”.
Ainda segundo a responsável, que falava ao Jornal de Notícias este sábado, o voluntariado está presente em quase todos os domínios e áreas da sociedade, da acção social ao apoio a crianças e jovens ou saúde.
Para além destes números bastante relevantes, é também positivo o facto de estarmos perante uma “actualização dos domínios do voluntariado”, com as pessoas a envolverem-se cada vez mais na cultura, ambiente ou defesa dos direitos dos animais.
Recorde-se que, no último fim-de-semana, o Banco Alimentar bateu um recorde não só de alimentos recolhidos mas também de voluntários envolvidos. Segundo Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar, ao todo estiveram envolvidos 30 mil voluntários nos dois dias da iniciativa.
Nos últimos dias, foi ainda notícia que a Bolsa de Voluntariado da Entrajuda terá já conseguido ajudar 800 instituições, com o apoio, justamente, dos 15 mil voluntários que estão inscritos na plataforma online.
Em breve, a Bolsa de Voluntariado estará também integrada nas redes sociais, o que deverá levar ao aumento do número de voluntários, sobretudo nas faixas etárias mais novas.
Recorde-se também que o próximo ano de 2011 será o Ano Europeu do Voluntariado. Esta é uma iniciativa da União Europeia que surge na sequência de um conjunto de solicitações feitas por organizações de voluntariado de toda a Europa.
Uma das acções previstas para o próximo ano será conseguir dados mais actualizados relacionados com o voluntariado, o que ajudará a fazer uma radiografia do sector.