Tartaruga recebe barbatanas de borracha após ataque de tubarão (com FOTOS)
Um conjunto de próteses de barbatanas de borracha deu a uma tartaruga ferida num ataque de tubarão uma nova esperança de vida. Yu, uma tartaruga-comum que perdeu as suas barbatanas dianteiras em 2008, já pode nadar, depois de ter experimentado 27 pares de próteses especialmente projectados para si.
Yu vive no Suma Aqualife Park, perto de Kobe, no Japão, desde que os seus membros foram arrancados no que se julga ter sido um ataque de tubarão. O aquário acredita que esta é a primeira tartaruga a conseguir nadar sem problemas com uma prótese de borracha.
A tartaruga fêmea de 90 kg usa agora um colete preto onde as barbatanas de borracha estão ligadas, depois de já ter experimentado muitas outras versões que a apertavam e causavam desconforto ou saíam involuntariamente.
Yu tornou-se numa atracção turística e pensa-se que tenha aproximadamente 25 anos de idade – sendo que pode viver para lá dos 50 anos.
A tartaruga-comum é uma espécie em vias de extinção, ameaçada pelas redes de pesca, hélices de navios e correntes oceânicas, tal como por predadores naturais – como o tubarão. A maior tartaruga-comum já descoberta pesava 545 kg, enquanto outra tinha uma carapaça com 2,13 metros de comprimento.
Estas tartarugas estão distribuídas por todo o globo, habitando os oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, bem como o Mar Mediterrâneo.