Nova espécie de golfinhos de água doce descoberta no Brasil já está em perigo



A comunidade científica descobriu uma nova espécie de golfinhos de água doce, a primeira em quase 100 anos. Denominada de “Araguaia”, nome do rio onde foi descoberta, esta foi a quinta espécie de golfinhos de água doce a ser descoberta.

Esta espécie divergiu das outras de água doce que podem ser encontradas na América do Sul há mais de dois milhões de ano, tendo sido a primeira a ser descoberta desde 1918. Os cientistas estimam que existam apenas cerca de mil exemplares da espécie a habitar o rio Araguaia, afirma o Plos One.

Os golfinhos de água doce são bastante raros. Das cinco espécies existentes, três estão em perigo crítico e os investigadores consideram que os golfinhos de Araguaia devem estar incluídos nesta lista. A espécie mais próxima deste novo golfinho é o golfinho cor-de-rosa ou da Amazónia, que é considerada a espécie mais inteligente de todos os golfinhos de água doce.

Os cientistas indicam que existem algumas diferenças no número de dentes e que a espécie nativa do rio Araguaia é mais pequena, mas as diferenças principais em relação aos outros golfinhos de água doce foram encontradas nos genes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...