Cancro poderá ser detectado com um teste semelhante ao da gravidez



A detecção antecipada do cancro é crucial para salvar a vida dos pacientes. Porém, os testes de diagnóstico da doença não são acessíveis a milhares de pessoas devido aos elevados custos. Para combater o aumento da doença nos países desenvolvidos, os engenheiros do MIT (Massachusetts Institute of Technology) estão a desenvolver um teste diagnóstico do cancro que utiliza urina e indica o resultado em minutos.

O teste, que é semelhante aos testes de gravidez convencionais, utiliza biomarcadores sintéticos, o que dispensa a utilização de equipamento especializado e caro. Antes de efectuar o teste, o paciente recebe uma injecção de nanopartículas que se unem às proteínas do tumor, produzindo biomarcadores que indicam a presença de cancro no organismo humano.

Embora a nova tecnologia de detecção de cancro ainda não tenha sido aprovada para uso humano, os resultados conduzidos em laboratório foram positivos, refere o Inhabitat. A equipa de investigadores do MIT, que está agora a trabalhar para que a tecnologia possa ser comercializada, espera que o teste diagnóstico esteja em breve no mercado e que possa evitar milhares de mortes anuais devido ao diagnóstico tardio da doença.

Foto:  Esparta / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...