Os prós e contras dos congestionamentos do trânsito
Quem todos os dias tem de enfrentar engarrafamentos e tráfego congestionado considera a travessia das cidade uma viagem horrível. Porém, os proprietários do pequeno comércio e empresas localizadas na zona de congestionamento tendem a ter opiniões divergentes. Por um lado, estes pequenos comerciantes não gostam que o mau fluxo de trânsito impeça os consumidores de frequentarem os seus espaços o mais rapidamente possível. Por outro, estes proprietários reconhecem que os locais onde costuma haver congestionamentos de trafego frequentes são bons sítios para estabelecer o negócio.
Matthias Sweet, investigador da área dos transportes da Universidade McMaster, tentou equacionar os prós e os contras o trânsito das áreas metropolitanas. A principal conclusão do estudo, publicado no Journal of Transport Geography, indica que os comerciantes tendem a deixar as áreas urbanas com muito congestionamento regional mas, curiosamente, gostam das áreas citadinas com congestionamentos locais.
“Em suma, enquanto o congestionamento regional parece ser um empecilho, o congestionamento local parece funcionar como uma comodidade – o que implica que sejam verdade os argumentos dos engenheiros e economistas, que indicam que o congestionamento é desfavorável à economia, mas também os argumentos dos urbanistas, que consideram o congestionamento do trânsito uma comodidade”, lê-se no estudo, citado pelo Atlantic Cities.
Num estudo anterior, Sweet debruçou-se sobre benefícios e prejuízos do trânsito na produtividade de uma cidade. A principal conclusão do estudo, que analisou 88 centros urbanos congestionados, revela que o congestionamento, numa fase inicial, encoraja o crescimento económico mas, com o passar do tempo, torna-se um entrave ao crescimento – mais especificamente, quando uma pequena deslocação demora mais de 4,5 minutos.
A partir deste ponto, o tráfego deixa de levar as pessoas para uma determinada área, e começa a criar qualidade de vida para quem lá vive ou trabalha.
O trabalho de Sweet olhou, especificamente, para mais de 30 mil negócios de Philadelphia, nos Estados Unidos, de 2003 a 2007, e analisou o tráfego local durante esse período. O norte-americano queria responder uma questão simples: as empresas deixam os locais que são muito congestionados? A resposta é: não.
O responsável descobriu que as empresas acreditam que os congestionamentos numa área regional aumentam o tempo entre o trabalho e casa, enquanto os congestionamentos locais e centrais ajudam a aumentar a interacção corporativa e pessoal. E a aglomeração- Logo, são benéficos para um negócio.
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