Poluição está a deixar peixes machos mais femininos



Cientistas de biologia das células da cadeira de Toxicologia Ambiental da Universidade do País Basco, Espanha, encontraram provas que os peixes nos estuários daquela região estão a ficar efeminados por poluentes químicos na água.

Estas substâncias, desarranjadoras endócrinas que actuam como estrogénio, hormonas femininas sexuais primárias, estão a infiltrar-se na água e a causar distúrbios reprodutivos e de desenvolvimento, de acordo com relatório publicado no Marine Environmental Research.

Assim, foram descobertas ovas imaturas nos testículos dos peixes machos, dizem os investigadores. O Marine Environmental Research avisa também que as substâncias químicas envolvidas estão em produtos usados diariamente, como pesticidas, anticoncepcionais e detergentes.

Acredita-se que eles entram nos estuários depois de conseguirem passar pelos sistemas de tratamento de água. Outra das hipóteses é a actividade industrial ou agrícola.

Os pesquisadores estudaram cinco populações de tainhas da costa basca e a chamada “condição intersexual” foi detectada em três delas. Casos semelhantes haviam sido observados entre 2007 e 2008. Segundo Miren P. Cajaraville, directora do grupo de pesquisa, “o fenómeno já foi visto noutros países”.

“As nossas descobertas são significativas, porque nos permitem saber o quanto estes poluentes se espalharam em nossos estuários e que efeitos podem ter. Deste modo, poderemos adoptar métodos de impedir que eles cheguem às águas, como regulamentos legais que governem seu uso”, avançou a investigadora ao Blue and Green Tomorrow.

Foto:  malfet_ / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...