Lojas que reparam objectos são a nova moda de Dublin
Dois novos Repair Cafés – uma espécie de loja que repara todo o tipo de aparelhos, dos electrónicos aos outros – vão ser inaugurados em Dublin, na Irlanda, nos próximos dias, como parte da estratégia da cidade para investir no lema reduzir, reutilizar e reciclar. Outro cinco estarão em pontos diferentes do país.
O Repair Café é um conceito simples que junta voluntários locais com competências para reparar objectos comuns e o público, que pode trazer candeeiros estragados, bicicletas, cadeiras, ourivesaria, máquinas de costura, secadores, aparelhagens e outros aparelhos que, em pouco tempo, poderão ser reparados.
“Todos temos coisas em casa que precisam de ser arranjadas. Talvez seja algo que guardemos como recordação ou um objecto do dia-a-dia, mas muitos de nós não temos o jeito e a arte para os reparar”, explicou ao site da Comissão Europeia Sandra Smith, responsável ambiental da câmara de Dublin.
“Os Repair Cafés são o sítio ideal para trazer estes objectos e talvez aprender algo mais sobre reparar coisas”, concluiu.
Este movimento começou na Holanda há cerca de cinco anos e espalhou-se para vários outros países. As novas lojas irlandesas vão aproveitar para promover a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que se realiza de 22 a 30 de Novembro – para além de Dublin, outras será inauguradas em todo o país.