Antárctida teve o dia mais quente da sua história?



No dia 24 de Março, a base argentina Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antárctida, registou uma temperatura de 17,5ºC que, muito provavelmente, terá sido a mais alta da sua história – no dia antes, 23, a temperatura tinha chegado aos 17,4ºC na base Marambio, situada numa ilha próxima.

Segundo os meteorologistas, desde 1961 que o clima da Antárctida não ficava tão quente. Então, verificou-se uma temperatura de 17,1ºC considerada, até agora, a mais alta de sempre da região.

O Planeta Sustentável diz que ainda não há confirmação oficial por parte da World Meteorological Organization de que este será o recorde e, por outro lado, esta entidade ainda terá de analisar se o local onde a base está colocada faz parte do continente antárctido.

Nos últimos meses sucedem-se as notícias sobre mudanças na Antárctida. Ainda este mês, a Science revelou que o volume de gelo das regiões oeste da Antárctida diminuiu 70% em menos de dez anos. Estaremos perante uma consequência das alterações climáticas?





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...