Saiba quais os 13 produtos do Walmart Brasil que estão mais verdes



Desde esta semana que 13 produtos comercializados no Walmart Brasil estão mais verdes, uma mudança que tem como pano de fundo a segunda fase do projecto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”, uma parceria da multinacional de origem norte-americana com a Ambev, Danone, Kimberly-Clark, Kraft Foods, L’Oréal, Mars, Nat Cereais, Philips, Reckitt Benckiser, Santher, Sara Lee, SC Johnson e Whirlpool.

Esta iniciativa arrancou no início do ano passado e envolveu, numa primeira fase, marcas como a Nestlé, Coca-Cola Brasil e Unilever. O objectivo da gigante de retalho é evitar a emissão de 3,1 mil toneladas de CO2 e diminuir o consumo de 2,4 milhões de litros de água e 19,27 GWh de energia.

Os produtos em questão são o Guaraná Antarctica (Ambev), Danoninho (Danone), Neve Naturali (Kimberly-Clark), Halls (Kraft Foods), Elsève (L’Oréal), Whiskas (Mars), TV LED 32’’ (Philips), Veja (Reckitt Benckiser), Snob Eco (Santher), Café Pilão (Sara Lee), Pato Pastilha Adesiva (SC Johnson), Inverse Viva (Whirlpool) e o Sentir Bem, da própria Walmart.

A Walmart deu o suporte técnico a este programa, tendo sido ajudada pelo CETEA (Centro de Tecnologia de Embalagens), ligado ao Instituto de Tecnologia de Alimentos, do governo de São Paulo.

O projecto foi trabalhado nos últimos 18 meses”. “Optámos por focar produtos líderes de mercado por duas razões: o consumidor não precisa de abrir mão do item de sua preferência e, ao mesmo tempo, acreditamos que podemos influenciar outros fornecedores a adoptar acções semelhantes, gerando um efeito multiplicador em todo o mercado”, afirma Marcos Samaha, presidente do Walmart Brasil.

Em troca, o Walmart ofereceu a garantia de compra, uma maior visibilidade e exposição no ponto de venda e a divulgação destacada no material promocional dirigido aos clientes. Só em resíduos, os 13 produtos representam uma redução de mais de 250 toneladas por ano, considerando a estimativa de venda num ano no Walmart.

A redução do uso de água chega a dois milhões de litros e, em energia, mais de 19 milhões de Kwh. Além disso, e em relação às emissões de gases de efeito estufa, houve redução de 3.171ton CO2 equivalente, o que corresponde a uma economia de 17,3 milhões de quilómetros percorridos.

Saiba mais sobre os projectos de sustentabilidade da Walmart.

De acordo com a imprensa brasileira, na primeira edição a empresa contou com 10 fornecedores e produtos, que levaram aos lineares a opção de uma compra consciente em prol do meio ambiente. Os itens que participaram na primeira edição tiveram um crescimento médio de venda de 40%, após seu lançamento.

Leia – detalhadamente – as mudanças efectuadas nos produtos para ficarem mais verdes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...