A biblioteca mais sexy do mundo (com FOTOS)
Em dia de decisão do Prémio Nobel da Literatura, nada melhor que dedicarmos um texto às bibliotecas. Na verdade, sobre aquela que será a mais sexy biblioteca do mundo.
Situada em Spijkenisse, perto de Roterdão, na Holanda, esta nova bibiloteca pública é uma gigantesca estante em espiral, um efeito que cria uma montanha de livros. A estrutura é coberta por uma cápsula de vidro, que permite uma visibilidade total dos livros e informação.
“É uma espécie de Torre de Babel de livros”, explica o Treehugger.
A biblioteca foi idealizada pelo ateliê de arquitectos MVRDV e tem, entre as suas principais características, a luz solar. Isto apesar de todos os bibliotecários terem pânico ao sol – porque estraga os livros.
À noite, a biblioteca transforma-se numa espécie de “montanha encantada”, com candeeiros de leitura individuais e candeeiros em cima das estantes. Pode ver o efeito final nas fotos que colocamos abaixo da notícia.
O edifício está ainda em perfeita harmonia com o exterior e mobiliário urbano, com a iluminação da rua a adicionar luz ao interior, funcionando como uma extensão do espaço público.
Finalmente, o ateliê MVRDV desenhou ainda várias soluções sustentáveis. O edifício socorre-se apenas de ventilação natural, controlada por um sofisticado sistema de arrefecimento que está, por sua vez, ligado ao circuito de águas cinzentas, materiais de mudança de fase, telas de sol automáticas, plantas de sombra e a uma fachada que responde às condições climatéricas e armazéns subterrâneos de frio e calor, consoante a época do ano.
Por outro lado, as estantes state-of-the-art são feitas de resíduos de materiais reciclados.
A nova biblioteca ficará paredes-meias com um subúrbio pobre de Roterdão, pelo que o seu grande objectivo passa por promover a leitura, acesso à informação e conhecimento dos mais carenciados.