A inseminação artificial é a única opção para salvar o Rinoceronte-branco do Norte



O Rinoceronte-branco do Norte é uma espécie rara e quase em extinção no Planeta. Causas como a caça ilegal, e as guerras civis no Sudão e na República Democrática do Congo, levaram ao seu desaparecimento nas regiões.

Segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie Ceratotherium simum cottoni encontra-se criticamente em perigo, existindo apenas dois exemplares vivos sob proteção no Quénia. São eles duas fêmeas, a Fatu e a Najin, que pertencem ao Centro Ol Pejeta Conservancy.

Com a morte em março de 2018 do último macho da espécie, os trabalhadores estão a tentar salvar a sua população através de inseminação artificial, com sémen congelado do animal. Apesar dos esforços, a técnica não teve sucesso dado que ambas não conseguem levar a gravidez avante. Assim, os especialistas vão tentar utilizar como barriga de aluguer uma fêmea de Rinoceronte-branco do Sul.

A equipa do Ol Pejeta Conservancy aguarda agora que a técnica funcione e que consigam salvar o Rinoceronte-branco do Norte, fazendo crescer a população.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...