Abandono de animais em Portugal sobe de 13 para 29 mil em cinco anos
Em 2008 foram abandonados, em Portugal, cerca de 13.399 animais, mas apenas cinco anos depois o número disparou para os 29.645 cães e gatos, de acordo com a Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
Segundo o jornal Público, os veterinários municipais de diferentes canis argumentam que esta situação é um reflexo da crise, mas que muitos cidadãos utilizam esta desculpa para se livrarem dos seus animais de estimação.
“Há sempre mais animais a entrar do que a sair”, explicou ao Público a veterinária responsável pelo canil de Sintra, Alexandra Pereira. Aqui existem 250 cães e 90 gatos, sendo este o canil mais povoado da Grande Lisboa.
“Está muito complicado: o número de animais aumenta diariamente e o de funcionários mantém-se”, continua a responsável, acrescentando que todos os dias há animais que são deixados à porta da instituição.
Recorde-se que o Presidente da República, Cavaco Silva, já promulgou o diploma que altera o Código Penal, criminalizando o mau trato e abandono de animais. Se ele for publicado em Diário da República até ao final deste mês, a nova lei poderá entrar em vigor a 1 de Outubro. Se a publicação se atrasar para Setembro, a data mais provável de entrada em vigor é 1 de Novembro.
A nova lei prevê penas de prisão de seis meses ou multa de 60 dias para quem abandona os animais; até um ano ou multa de 120 dias para que os maltrata; e dois anos de prisão ou multa de 240 dias se existir maus tratos e morte.
Foto: jeffreyw / Creative Commons