Água: o recurso mais ameaçado do século XXI

O ciclo da água, por si só, já não é suficiente para purificar este recurso natural, pelo que o acesso futuro a ele acaba por ser um dos grandes desafios da humanidade. Segundo as Nações Unidas, se continuarmos a poluir e degradar este recurso, não existirá água suficiente para saciar a sede de nenhum cidadão do Planeta já em 2050 – pode parecer um espaço temporal imenso, mas já se sabe que, quando falamos do Planeta e de mudanças estruturais no nosso comportamento, o tempo é sempre curto.

Neste vídeo do Minuto Verde, mostramos como pequenas mudanças no nosso comportamento podem fazer um verdadeiro milagre na sustentabilidade deste recurso: desde fechar a torneira quando lavamos os dentes, por exemplo, reduzir o tempo do banho ou desperdiçar menos comida.

É que a preparação de comida é um dos principais sugadores de água do Planeta: produzir um quilo de pão implica gastar – da plantação de trigo à padaria – cerca de 1.000 litros de água? Conheça este e outros números, em mais um episódio do Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: via Creative Commons