Alemanha: bordel com preocupações ecológicas investe em edifício sustentável
A sustentabilidade e eficiência energética é uma das características mais utilizadas pelas marcas para sobressaírem face aos seus concorrentes. Em Heidelberg, na Alemanha, nem os bordéis fogem a esta regra de ouro do marketing. É o caso do Eros Center Bienen Stock, um bordel que se diz preocupado com o ambiente e, por isso, mudou-se para um novo edifício que tem na eficiência energética uma das principais características.
Com trinta quartos de grande dimensão, o Bienen Stock não poupa no conforto dos seus clientes, mas quer garantir que este não prejudica o ambiente. Construído sob os princípios da passivhaus – ou casa passiva, numa tradução pouco feliz para português – este “ninho de amor sustentável” – como lhe chama o EcoWoman – preocupa-se com as alterações climáticas, mesmo que os seus clientes prefiram que a temperatura da sala suba por outras razões.
“Estamos nesta área há mais de 20 anos e queria continuar por aqui. Comprámos um pedaço de terra e construímos um novo edifício segundo as normas ambientais”, explicou ao EcoWoman Willi E., o proprietário do bordel.
De acordo com Willi, a energia e calor que aquecem a casa provêm 100% de energias renováveis, como a geotérmica e biomassa. Assim, a mudança de instalações permitiu ao Bienen Stock reduzir as emissões de CO2 em 56%.
Lá dentro, multiplicam-se os detalhes ecológicos. A iluminação é toda económica e o couro que reveste a cama gigante – 1,40 por 2 metros – não é verdadeiro. “O conceito de energia [defendido] pela Passivhaus inspirou-nos a ser sustentáveis. Para além da ecologia, a parte económica [também pesou] no desenho do edifício”, explicou o arquitecto Thomas Schmitt, responsável pelo projecto.
Ao EcoWoman, o proprietário de 62 anos garante que a sustentabilidade não é apenas ambiental. Toda as colaboradores têm mais de 21 anos e são periodicamente examinadas pelo departamento de saúde local – desde 2002 que os bordéis são legais na Alemanha, uma forma de o Governo tentar melhorar a situação legal das prostitutas.
“Temos uma preocupação pelo futuro ambiente e climático de todos nós. Também utilizamos produtos de limpeza ecológicos e, aqui, o preservativo é obrigatório”, concluiu o proprietário.
Hoje, o Bienen Stock foi manchete do diário alemão Bild, devido ao patrocínio ao Sandhausen, clube de futebol da segunda divisão alemã. Para além de patrocinar a revista que é distribuída antes do jogo, o bordel investiu em mupis publicitários nas imediações do estádio. E qual a principal característica que promoveu? A sustentabilidade do seu novo edifício. Porque para os bordéis – como para qualquer outro produto ou marca – a sustentabilidade e características ecológicas são um excelente argumento de marketing.