Animais exóticos invadem cidades inglesas
Raposas, periquitos tropicais, veados, pica-paus, ouriços, gralhas, aranhas exóticas, peixes e insectos raros. Todos estes animais estão a aparecer em zonas suburbanas das cidades do Reino Unido. Em alguns casos, até em áreas metropolitanas, de acordo com especialistas em vida selvagem britânicos. Com esta migração, que está a ser recebida com entusiasmo pelos ecologistas, os animais querem preencher nichos ecológicos nas cidades.
Segundo o Guardian, até as aves de rapina estão a voltar em grandes números às cidades, assim como os papagaios vermelhos, que desde o século XIX eram dados como extintos em Inglaterra e Escócia. Agora, estão a aparecer em Londres e outras cidades, como Reading, nos parques públicos.
Há cabritos-montês, gamos e muntiacos em Finsbury Park, norte de Londres, tendo sido vistos também em cemitérios, jardins e campos de golfe de Edimburgo, Sheffield, Bristol, Guildford ou Newcastle.
O director-adjunto do London Wildlife Trust, Mathew Frith, diz que as pessoas podem começar a ver outros animais selvagens em áreas suburbanas e jardins. “Não demorará muito tempo até que eles impactem as nossas áreas urbanas. [Estes animais] não têm predadores naturais, é complicado caçá-los, e os seus números estão a aumentar. Podemos esperar [vê-los na cidade] em breve”, revelou o especialista.
Animais mais pequenos e pássaros outrora raros nas cidades também estão a aumentar, de acordo com o ecologista Tony Canning. O responsável atribui o fenómeno à diminuição do uso dos pesticidas pelos jardineiros.
Ainda assim, os ecologistas não sabem dizer se esta tendência tem como pano de fundo o facto das espécies estarem a ser empurradas do campo ou, por outro lado, são as cidades que estão a ficar mais atractivas. “Perdemos alguns habitats urbanos, como os antigos lugares industriais, e muitos dos jardins desapareceram para dar lugar a estruturas de cimento, mas há um enorme trabalho de conservação feito nas reservas naturais nos últimos 20 anos”, conclui Canning.
O fenómeno é comum a outras cidades. Há lobos a pouco mais de 30 quilómetros de Roma e os javalis tornaram-se tão comuns em Berlim que as autoridades da cidade começaram a emitir licenças de caça.
Por outro lado, na semana passada cientistas norte-americanos afirmaram que os lobos, raposas, leões da montanha e cães selvagens entrarão brevemente em cidades daquele País.