Artista incorpora imagens de gatos em quadros famosos (com FOTOS)



Muitos historiadores e críticos de arte afirmam que as pinturas de Leonardo da Vinci, Botticelli, Rafael e Michelangelo não têm rivais quanto à sua mestria de forma e técnica. Contudo, existe uma coisa que conspicuamente está ausente das obras dos Velhos Mestres. Gatos.

Dando pela falta dos felinos em algumas das obras de arte mais importantes da história da humanidade, a artista russa Svetlana Petrova dedicou-se a imortalizar os gatos nestas obras de arte clássicas. Assim, a artista reinventou algumas das pinturas mais famosas e incluiu o seu próprio gato.

Svetlana Petrova conta que, quando estava numa crise criativa, um amigo sugeriu que o gato, Zarathustra, daria uma boa musa. “O Zarathustra gosta de posar e é um gato muito inteligente. Gosta de se rebolar e fazer caras estranhas, como se estivesse a falar com alguém. Então comecei a tirar-lhe fotos e incorporei-o em algumas pinturas”, explica a artista, refere o Dodo.

“Gostei do resultado e enviei as imagens a alguns amigos, a outros artistas e a galerias. Toda a gente gostou e achou bastante piada. Então decidi fazer um website, mas acabei por esquecer este projecto porque, entretanto, surgiu um outro”, conta Svetlana.

A internet tem o dom de transformar as coisas mais banais em material viral e, em pouco tempo, o site da artista tornou-se famoso, sendo seguido por apreciadores de arte online. Por vezes, as pessoas nem dão conta de que não existe um gato nas pinturas originais, indica Svetlana.

“Olho para as poses dele e imagino em que pintura é que poderia entrar ou então escolho um quadro e vejo como o posso incluir, de maneira a que incorpore o carácter que a pintura pretende transmitir”, afirma. “Às vezes é uma personagem que já existe na pintura e é substituída, outras é uma personagem adicional”.

O trabalho de montagem é feito digitalmente a partir das fotografias tiradas a Zarathustra. Mas, nem todos os seus quadros de gatos são clássicos. As experiências mais recentes incluem pinturas modernas e contemporâneas.

“As pessoas pensam frequentemente que a arte é qualquer coisa de intocável, mas existe muita arte no mundo da internet viral, como os memes. Existe uma nova geração de artistas e críticos que já pensam sobre este fenómeno. Para mim é a possibilidade de criar alguma coisa que seja bela e leve as pessoas a investigar coisas novas e interessantes e que tentem criar eles próprios arte. A tecnologia digital oferece a oportunidade de criar arte e os museus e galerias deviam estar mais atentos a isso”, defende Svetlana.

[nggallery id=605 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...