com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Ave do Ano 2021 já foi eleita e é exclusiva dos Açores

De 14 de janeiro a 4 de fevereiro decorreu a votação para a Ave do Ano da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que disputava os portugueses a escolher entre o painho-de-monteiro e a  gaivota-de-audouin.

Sabe-se agora que a ave vencedora do ano 2021, com 80% dos 1580 votos, é o painho-de-monteiro. “Esta pequena ave tem uma resiliência impressionante: chega a viver mais de 20 anos, a maior parte do tempo no mar. Estamos a falar de uma avezinha de 50g que resiste às tempestades que assolam o Atlântico, ano após ano” explica Azucena de la Cruz Martín, Coordenadora da SPEA Açores.

O painho-de-monteiro (Hydrobates monteiroi) é uma ave que só nidifica nos Açores, “em alguns pequenos ilhéus junto às ilhas da Graciosa, das Flores e possivelmente do Corvo”, indica a SPEA. Relativamente ao seu estado de conservação, é considerada uma espécie vulnerável, pelo que está sob um plano de proteção – o “Plano de Ação Internacional para a Conservação do painho-de-monteiro”, lançado em 2018 pela Sociedade.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...