C&A reduz pegada de carbono em 8% em dois anos



De 2011 a 2013, a multinacional têxtil C&A reduziu a sua pegada de carbono, na Europa, em 8%, de acordo com o seu mais recente relatório de sustentabilidade, publicado este mês. O relatório, que resume todos os sucessos sustentáveis da marca em 2012 e 2013, indica que o algodão orgânico representa já 38% do total de vendas da C&A – em 2020, a marca espera que chegar aos 100% -; e anuncia o lançamento de uma equipa de Cadeia de Fornecimento Sustentável, que será integrada com as equipas de aquisição e em conformidade, para partilharem objectivos de responsabilidade social.

Ainda de acordo com o relatório, que pode ser visto na íntegra aqui – abrir PDF – estão actualmente em curso iniciativas para apoiar o compromisso da C&A para alcançar uma cadeia de fornecimento isenta de descargas de químicos perigosos até 2020. Existem ainda parcerias com terceiros que partilham a mesma visão da C&A, como a Iniciativa de Comércio Ético (ETI) e o Acordo de Segurança para Edifícios e Incêndios em Bangladesh, para “ajudar a promover condições de trabalho seguras e salários dignos”.

Finalmente, a marca garante que tem o seu foco em “assegurar relações produtivas de longo prazo” com parceiros que partilham os mesmos valores e compromissos da C&A, rumo a uma indústria da moda sustentável.

“Através dos esforços conjuntos de empresas têxteis, fornecedores, autoridades políticas e ONGs, [as] melhorias abrangentes podem ser bem-sucedidas na indústria da moda. A C&A está disponível e recetiva ao diálogo com todos o stakeholders em prol deste objectivo”, explicou no relatório Ploos van Amstel, co-CEO da C&A Europa.

Visão para 2020

Tal como centenas de outras empresas de várias áreas de actividade, também a C&A definiu o ano de 2020 como central na sua política de sustentabilidade. Assim, a marca tem como objetivo oferecer produtos duradouros e de qualidade, produzidos com recurso a materiais e processos de produção que protejam os recursos naturais e sejam seguros para as pessoas.

A empresa assegura que irá construir uma rede de fornecimento responsável e transparente que contribua de forma positiva para o desenvolvimento social, económico e ambiental nos locais de onde provêm os seus produtos. Finalmente, em 2020, a C&A terá iniciado uma comunicação com todos os seus fornecedores sobre programas que melhoram as condições  de vida  dos trabalhadores e proporcionar condições de trabalho mais seguras. “Serão também iniciados outros programas e parcerias que têm um impacto positivo nas vidas das pessoas, no trabalho e nas comunidades locais”, assegura a empresa.

A C&A tem mais de 1575 lojas em 21 países europeus e mais de 35.000 colaboradores. A empresa recebe mais de dois milhões de visitantes por dia, na Europa. Saiba mais sobre a política de sustentabilidade da empresa e recorde o episódio 280 do Economia Verde, que explica a estratégia de investimento da C&A em algodão orgânico.





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