Capacete para bicicleta com sensor de acidentes chega em 2013
Todos os anos, cerca de 200 mil lesões traumáticas no cérebro são causadas por acidentes de lazer, ao andar de bicicleta, por exemplo. Isto só nos Estados Unidos.
Como é sabido, um bom capacete é indispensável em cada viagem de bicicleta, mas pode não chegar. É aqui que entra o sensor de acidentes do ICEdot, um pequeno aparelho que é colado no capacete do ciclista e avisa os serviços de emergência médica em caso de acidente.
O aparelho apenas será comercializado, no mercado norte-americano, a partir do próximo ano, mas funciona de forma simples. Depois de colocado no capacete, ele liga-se a uma aplicação para smartphone.
Siga a comunidade ICEdot no Twitter e Facebook.
Caso o capacete sofra algum impacto forte, o sensor activa a aplicação de smartphone, que então inicia um programa de alarme de trinta segundos. Durante este tempo, o ciclista pode cancelar o sistema de alarme, antes que as autoridades sejam alertadas.
Caso não o faça, o alarme vai directamente para um dos serviços de emergência que foram escolhidos antes do passeio de bicicleta. Como está ligado ao smartphone, o sensor envia as coordenadas GPS precisas, garantindo a ajuda o mais rápido possível.
O sistema não se cinge aos ciclistas, podendo ser utilizado em actividades como ski, caminhadas ou escaladas.