Chimpanzés filmados pela primeira vez a partilharem fruta “alcoólica”



Não são apenas os humanos que gostam de tomar umas bebidas com os amigos. Os chimpanzés, dos nossos parentes evolutivos mais próximos, também o fazem, e imagens desse comportamento inédito foram captadas pela primeira vez na Guiné-Bissau.

Nas florestas do Parque Nacional de Cantanhez, um grupo de investigadores, liderados por cientistas da Universidade de Exeter (Reino Unido), conseguiu as primeiras imagens de um grupo de chimpanzés-ocidentais (Pan troglodytes verus), uma subespécie do chimpanzé-comum que vive nas florestas tropicais da África Ocidental, a partilharem fruta fermentada com propriedades alcoólicas.

Vídeo mostra chimpanzés-ocidentais (Pan troglodytes verus) a comerem e a partilharem fruta fermentada no Parque Nacional de Cantanhez, Guiné-Bissau. Fonte: Bowland et al., 2025.

 

A razão de isso acontecer, no entanto, continua a ser um mistério. Sabe-se que os humanos consomem álcool há muitos milhares de anos, uma atividade que ajuda a promover e a estreitar laços sociais, e que também liberta endorfinas e dopamina, substâncias que nos fazem sentir bem e relaxados.

Resta agora saber se esses chimpanzés do Parque Nacional de Cantanhez consomem e partilham fruta com teor alcoólico para obterem os mesmos benefícios.

Embora tenham testado as frutas ingeridas pelos animais e percebido que as concentrações de etanol são relativamente baixas, os cientistas acreditam que, dado que grande parte da dieta dos chimpanzés é à base de frutos, é possível que estejam a ingerir mais álcool do que se pode pensar à partida.

Os cientistas não sabem ainda a razão pela qual os chimpanzés ingerem e partilham a fruta fermentada uns com os outros. Foto: Bowland et al., 2025.

Ainda assim, acredita-se que é pouco provável que os chimpanzés estejam a consumir álcool com o expresso propósito de ficarem embriagados, como os humanos, pois isso resultaria na diminuição das suas capacidades, por exemplo, de locomoção e de deteção de potenciais ameaças, como predadores, o que seria bastante perigoso.

Como o comportamento de partilha de alimentos não é algo comum entre os chimpanzés, os investigadores acreditam que a partilha da fruta fermentada poderá ter uma relevância especial que ainda é desconhecida.

“Precisamos de saber mais sobre se eles procuram deliberadamente frutos etanólicos e como os metabolizam”, salienta Kimberley Hockings, uma das principais autoras do artigo publicado esta semana na revista ‘Current Biology’, que dá conta da descoberta.

Para a primatóloga, esse comportamento observado nos chimpanzés pode representar as primeiras etapas da evolução de um comportamento semelhante na espécie humana, que terá dado origem a práticas sociais como os banquetes.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...