Círculos estranhos encontrados no deserto do Namibe já foram desvendados (com FOTOS)



Durante séculos, os homens questionaram-se sobre os estranhos círculos que apareciam no Deserto do Namibe. Nas últimas décadas os cientistas entraram na discussão e, agora, o mistério foi desvendado: são térmitas.

O fantástico deserto do Namibe, com a sua paisagem árida, é o habitat perfeito das térmitas, que conseguem esculpir círculos entre os dois e os 12 metros de diâmetro.

Segundo o biólogo Norbert Juergens, da Universidade de Hamburgo, que há anos tenta resolver o mistério, afirmou que sempre que olhava de perto para os círculos podia ver o trabalho de térmitas de areia, psammotermes allocerus.

Ele descobriu que, uma vez que a relva não estava disponível para absorver a água da chuva e mandá-la de volta para a atmosfera, qualquer água disponível seria recolhida no solo poroso e arenoso.

Este fornecimento de água consegue manter as térmitas vivas e activas, até mesmo durante os dias mais quentes da época seca. Juergens também notou que as raízes do local tinham sido mastigadas e que as áreas dos círculos mostraram rastos de túneis subterrâneos – as térmitas andaram por lá.

Veja algumas das fotos destes círculos – agora menos – misteriosos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...